O sistema elétrico nacional sofreu ataques nas últimas horas com a derrubada de torres de transmissão de energia elétrica. A operação, porém, não foi afetada e o Sistema Integrado Nacional (SIN) não registrou problemas.
Torres foram derrubadas no Paraná e em Rondônia e, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há indícios de “sabotagem e vandalismo”.
As ocorrências aparecem em documentos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo boletim do ONS, três ocorrências aconteceram entre o domingo e a segunda-feira. Às 21h30 do domingo, dia 8, houve queda de uma torre de transmissão na linha de transmissão entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, ambas em Rondônia.
A queda da torre gerou o desligamento da linha de transmissão, mas não houve consequência significativa para o sistema nacional, diz o ONS.
A Polícia Federal emitiu a seguinte nota:
A Polícia Federal instaurou Inquérito Policial para apurar a autoria e materialidade de possível crime de ‘atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública’, em razão da queda de uma torre de transmissão de energia elétrica, localizada na cidade de Medianeira/PR.
Na tarde do dia 10/01/2023 equipe de Policiais Federais foi até o local dos fatos para obtenção de provas e realização de perícias. As apurações estão em andamento.
O autor do fato poderá responder pelo crime previsto no artigo 265 do Código Penal, bem como outros eventualmente identificados, com pena de reclusão de até 5 anos.