A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba começou nesta terça-feira (12/9) e oferece até sexta-feira (15/9) ação clínica e vacinação gratuita para cães e gatos de moradores dos bairros da Regional Santa Felicidade – Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre.
Com agendamentos ainda abertos pelo site da Rede de Proteção Animal, a ação ocorre das 8h30 às 16h30, no Distrito de Manutenção Urbana de Santa Felicidade. São 100 vagas por dia, para atender animais dos beneficiários do programa Armazém da Família e de protetores independentes, com residência nos bairros da regional.
Parceria estratégica
Realizada em parceria com a Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a ação clínica prevê exames básicos, vacinação antirrábica e polivalente. O atendimento também inclui a administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas em cães e gatos.
O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Ferraz Evaristo de Paula explicou que a parceria vai ter continuidade. “Reafirmamos recentemente essa importante parceria com a Universidade Federal do Paraná com a formalização de novo convênio com o Departamento de Medicina Veterinária, o que garantiu a continuidade das ações de saúde única por mais cinco anos”, explicou Evaristo.
Na mesma ação, as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente também orientam a comunidade sobre o Programa de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba. Estas avaliações cumprem uma etapa prévia às castrações.
Caráter econômico e social
Além dos benefícios com a saúde pública, a ação clínica para cães e gatos tem um caráter social, ao garantir economia aos donos dos animais com os serviços totalmente gratuitos.
Fabiane Winnikes Baleche Gonçalves, moradora de Santa Felicidade, confirma essa perspectiva. Pela segunda vez, ela leva o cão de estimação Bruce para a vacinação.
Na primeira edição, ela aproveitou para fazer a castração do cão com a equipe da Rede de Proteção Animal. O atendimento, segundo ela, traz benefícios econômicos aos donos dos animais.
“O atendimento nessas campanhas alivia custos com a compra de vacinas e a cirurgia também, além de induzir as pessoas cuidarem melhor de seuspets”, disse.
Para Helen Martins Caioá, dona da gata Olímpia, a vacinação é algo muito importante para a comunidade. “Além de facilitar o atendimento em um lugar apenas, nós podemos manter as vacinas em dia e os cuidados com nossos bichos com bastante frequência”, destacou.
Repercussão online
Ambas as moradoras fizeram o cadastro online pelo site da Rede de Proteção Animal. Fabiane, moradora do bairro Santa Felicidade, soube da ação por meio de notícia veiculada em um jornal da cidade. Já Helen Martins foi avisada por uma amiga.
Serviços: ação clínica para animais – Regional Santa Felicidade
Atendimentos: de terça (12/9) a sexta-feira (15/9), das 8h30 às 16h30
Local: Distrito de Manutenção Urbana de Santa Felicidade, Rua João Reffo, 1.218, Santa Felicidade.
Inscrição online: Rede de Proteção Animal