Menos de 48 horas depois de desembarcarem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, as doses da vacina contra a Covid-19 chegaram a 393 municípios. Dessa maneira, o Governo do Estado, responsável pela logística de distribuição, já alcançou 98,4% do Paraná.
Segundo balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado às 13h desta quarta-feira (20), apenas Iporã, Tapira, Prado Ferreira, Guaraci, Miraselva e Mato Rico ainda não retiraram as suas doses nas Regionais de Saúde. A entrega nesses municípios, no entanto, deve acontecer ainda nesta tarde.
As 132.540 doses da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foram entregues às Regionais de Saúde terça-feira (19) – as últimas, de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, chegaram às 22h.
Nesta quarta-feira a maioria dos municípios já começou a aplicar os imunizantes nos grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos asilados e seus cuidadores, pessoas com deficiência severa e indígenas. A imunização é de responsabilidade das secretarias municipais de Saúde, mas dentro dos critérios do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
O outro lote dessa mesma vacina será encaminhado após três semanas, que é o intervalo de aplicação. O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança. O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses.