Um vazamento de amônia nas instalações de uma fábrica de refrigerantes causou mobilização do Corpo de Bombeiros na noite de domingo (11), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Moradores do bairro Afonso Pena perceberam um forte cheiro e ardência nos olhos e acionaram as equipes de emergência. Após a chegada dos bombeiros, foi confirmado que se tratava de um vazamento de amônia. O local foi isolado e o vazamento foi controlado ainda durante a noite, sem causar ferimentos a ninguém, conforme informado pelos bombeiros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, relatou que o vazamento durou aproximadamente 20 minutos. Após a chegada da equipe ao local foram fechadas as válvulas do tanque e o vazamento interrompido.
A amônia é um gás incolor conhecido por ser altamente tóxico. É comumente utilizado em processos industriais que requerem refrigeração, devido às suas propriedades termodinâmicas. Quando há um contato próximo com grandes quantidades desse produto, pode causar problemas de saúde, afetando as vias aéreas e causando reações alérgicas na pele.