Foto: Canva

Foi publicada na mídia, recentemente, reportagem onde o DETRAN/PR informou que existem atualmente no Estado cerca de 237 mil motoristas com a CNH vencida. Grande parte deles é de condutores que tiveram o vencimento de sua CNH prorrogada durante a pandemia.

Entretanto, os prazos não estão mais suspensos, devendo o condutor regularizar sua situação junto ao DETRAN. Para isso, ele pode ir pessoalmente ao DETRAN/PR, ou acessar o site oficial, ou, também, baixar o aplicativo, e solicitar a renovação de sua CNH, com o agendamento de exame médico, exame toxicológico (no caso de motorista profissional para categorias C, D, ou E), e, também, o exame e prova para quem exerce atividade remunerada (EAR).

Além do pagamento da taxa, o motorista deverá fazer a captura biométrica (digitais), além de foto e assinatura, caso seja necessário.

Após a emissão, o documento será entregue pelos Correios no endereço de correspondência cadastrado no Detran-PR, em até 10 dias úteis. Além disso, também poderá baixar o aplicativo da CNH Digital.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, no artigo 162, que dirigir com a CNH vencida é infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, e 5 pontos na CNH, além da retenção do veículo até a apresentação do condutor habilitado.

Com informações de Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas. Saiba mais clicando aqui. 

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui