Policiais militares do 13° Batalhão deflagraram na manhã desta terça-feira (24), a Operação Azeteca no bairro Sítio Cercado em Curitiba. A Agência Local de Inteligência do 13° Batalhão analisou as denúncias, investigou e identificou responsáveis pelo tráfico de drogas na região conhecida como México 70.
Após a constatação do crescente número de ocorrências policias e denúncias 181 relacionadas ao tráfico de drogas concentradas na região de aproximadamente apenas 28 mil metros quadrados, denominada México 70, a Agência Local de Inteligência do 13º Batalhão iniciou diligências, no segundo semestre de 2019, com objetivo de confirmar o teor das denúncias e orientar a aplicação do policiamento ostensivo.
Iniciada então a Operação Azteca – denominada assim em referencia a população que viveu na região contemporaneamente pertencente ao Estado-Nação México – foi possível constatar, comprovar e identificar a existência de uma organização criminosa voltada a obtenção de lucro ilícito por meio do tráfico de drogas. Veja o vídeo:
O individuo identificado como líder da ORCRIM possui considerável histórico criminal, já tendo sido preso no passado como membro de uma quadrilha de roubo a carro forte (2006), em operação conjunta entre Policia Federal e PMPR também contra o tráfico de drogas (2012) e estupro de vulnerável (2016). Atualmente ele cumpria pena em regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica.
Do mês de Setembro de 2020 até hoje:
– 2 prisões, sendo uma delas de uma foragida do estado de São Paulo condenada por roubo;
– 37 porções de maconha;
– 1 tablete de maconha;
– 7 porções de cocaína;
– 8 porções de crack.
Na operação de hoje foram cumpridos:
– 10 Mandados de Busca e Apreensão;
– 7 Mandados de Prisão.
Em atenção ao clamor popular materializado em dezenas de registros ao disque denúncia 181 e em consonância ao compromisso institucional assumido pela corporação, “Sua proteção é o nosso compromisso”, a Polícia Militar do Estado do Paraná, nessa ocasião por meio do seu 13º Batalhão de Polícia Militar, deflagrou a Operação Azteca, desarticulando a organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas na região México 70 do bairro Sítio Cercado, um dos mais populosos da cidade de Curitiba.