Foi publicada na mídia, recentemente, reportagem onde o DETRAN/PR informou que existem atualmente no Estado cerca de 237 mil motoristas com a CNH vencida. Grande parte deles é de condutores que tiveram o vencimento de sua CNH prorrogada durante a pandemia.
Entretanto, os prazos não estão mais suspensos, devendo o condutor regularizar sua situação junto ao DETRAN. Para isso, ele pode ir pessoalmente ao DETRAN/PR, ou acessar o site oficial, ou, também, baixar o aplicativo, e solicitar a renovação de sua CNH, com o agendamento de exame médico, exame toxicológico (no caso de motorista profissional para categorias C, D, ou E), e, também, o exame e prova para quem exerce atividade remunerada (EAR).
Além do pagamento da taxa, o motorista deverá fazer a captura biométrica (digitais), além de foto e assinatura, caso seja necessário.
Após a emissão, o documento será entregue pelos Correios no endereço de correspondência cadastrado no Detran-PR, em até 10 dias úteis. Além disso, também poderá baixar o aplicativo da CNH Digital.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, no artigo 162, que dirigir com a CNH vencida é infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, e 5 pontos na CNH, além da retenção do veículo até a apresentação do condutor habilitado.
Com informações de Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas. Saiba mais clicando aqui.