A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 25 anos, investigado pelos crimes de extorsão, ameaça e incêndio. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (29), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A operação é resultado de investigação que apura a atuação de um grupo criminoso que utilizava redes sociais para oferecer empréstimos ilegais com o objetivo de extorquir vítimas.
De acordo com as apurações, os suspeitos simulavam uma empresa regular por meio de perfis falsos.
Após o repasse dos valores, as vítimas eram submetidas a cobranças abusivas, juros exorbitantes e exigências desproporcionais, o que tornava a dívida impagável. Em seguida, iniciava-se uma sequência de ameaças e intimidações.
Segundo a delegada da PCPR Fernanda Moretzsohn, as coações ocorriam principalmente por mensagens em aplicativos de celular, com linguagem agressiva e ofensiva.
As vítimas também recebiam ligações insistentes e, em alguns casos, os suspeitos se dirigiam até suas residências, onde proferiam xingamentos, ameaças e exibiam armas de fogo.
“Em um dos casos, o grupo incendiou o veículo de um familiar da vítima, que estava estacionado na garagem da casa. As chamas atingiram a residência, causando danos materiais”, afirmou.
A ação foi registrada em vídeo pelos próprios suspeitos e utilizada como forma de intimidação.
O preso foi encaminhado ao sistema penitenciário. As investigações seguem com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na elucidação de crimes. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Em casos de flagrante ou crime em andamento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.