terça-feira, 21 julho, 2026
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

A recusa ao bafômetro impede a comprovação de embriaguez ao volante?

por Plantao190
19 de julho de 2026
em Notícias, Plantão Jurídico
0
A recusa ao bafômetro impede a comprovação de embriaguez ao volante?

FOTO ILUSTRATIVA/CANVA

Assunto sempre polêmico, a embriaguez ao volante gera discussões sobre como é constatada a infração. E de acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70, além de suspensão da CNH por 12 meses – o mesmo se aplica a quem simplesmente recusa a se submeter ao teste (artigo 165-A).
Entretanto, muito se comenta sobre o fato de a recusa ao bafômetro não implicar em embriaguez, e muito menos em crime de trânsito.
Entretanto, estabelece que o agente de trânsito poderá comprovar a embriaguez ao volante (e o consequente crime) por meio da constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora, que deverão ser descritos no auto de infração ou em termo específico, que deverá acompanhar o auto de infração.
Ou seja: o motorista que apresentar sinais de embriaguez, mas se recusar ao teste do bafômetro, será autuado pela infração prevista no artigo 165 do CTB.
Recentemente o TJPR manteve a condenação de um motorista por embriaguez ao volante que se recusou a realizar o teste do bafômetro. Neste caso, o motorista foi abordado por policiais militares, que constataram sinais de alteração da capacidade motora: hálito etílico e atitude falante. Com isso, foi mantida a condenação criminal.

Conteúdo didático elaborado por Walber Pydd, advogado especialista em Direito de Trânsito, integrante da @cwbmultas

Post anterior

Facebook é condenado por golpe de venda de moto no Marketplace

Próximo Post

Rua do bairro Hauer terá bloqueio para obras do Novo Inter 2

Cabral Motor

Vargas Motopeças

Dinnebier Soluções Financeiras

JRS Segurança

DPM2 – Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2025 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2025 Plantão 190 Agência de Notícias.