O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, terá mais um voo internacional direto. A partir de 28 de outubro, a Latam inicia a rota do Paraná até Lima, no Peru. O anúncio foi feito pela empresa nesta terça-feira (11). As vendas de passagens começam nos próximos dias.
Com o novo voo, o Aeroporto Afonso Pena terá seis rotas internacionais com e sem escalas: Curitiba – Montevidéu (Uruguai), pela Azul; Curitiba- Santiago, pela Latam; Curitiba-Buenos Aires, pela Gol; Curitiba-Buenos Aires pela Aerolineas Argentinas; Curitiba-Santiago e Curitiba-Buenos Aires, ambas pela JetSmart.
A conexão do Paraná para Lima tem estimativa de transportar até 43 mil passageiros por ano. No Brasil, a Latam opera outros três voos para Lima, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
O voo Curitiba-Lima será operado sempre às segundas e quintas-feiras e sábados, a bordo de aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros e duração média de 5 horas. Antes, o passageiro que fizesse a ligação de Lima a Peru e vice-versa, com conexão em Brasília, por exemplo, fazia o trajeto com três horas a mais na viagem.
“Com este novo voo, Curitiba será uma nova alternativa para a conectividade regional por ser capaz de ligar o passageiro da Região Sul do Brasil não apenas com o Peru, mas também com a América do Norte e o Caribe”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.
LATAM – A Latam opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Na prática, lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. (Anac).
Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a Latam viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. A Latam liderou o mercado de voos internacionais no Brasil em março de 2024, com participação de 24%, segundo a Anac. Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior.