A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) desencadeou diversas fiscalizações na cidade de Guaratuba, no Litoral do estado, que resultaram na apreensão de cigarros e produtos contrabandeados. As ações aconteceram na sexta-feira (20/11) e no sábado (21/11) e tem como objetivo adequar o comércio para a Operação Verão 2020/2021.

De acordo com as informações repassadas pela AIFU, 17 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados para verificar denúncias de aglomerações, documentações, armazenamento de alimentos, prazos de validade e depósito das mercadorias. Ao todo, foram apreendidos 1.259 essências de narguilé, 607 maços de cigarros e 329 produtos contrabandeados, sendo estes vaper, isqueiros e ponteiras de vaper.

Segundo a Coordenadora Operacional da AIFU, tenente Elaine Melere, este trabalho faz parte do enfrentamento da COVID-19 e também da adequação do Litoral do estado para a temporada de verão. “Como nesse período o fluxo de consumidores tende a aumentar, a AIFU foi até o Litoral, em apoio ao 9º BPM e em conjunto com outros órgãos, e conseguiu verificar diversos tipos de estabelecimentos, até mesmo aqueles que abriram visando a temporada de verão”

As equipes também apreenderam 185 fogos de artifícios que estavam armazenados sem o licenciamento adequado, conforme o Artigo 253 do Código Penal Brasileiro. Também foram apreendidos dois conjuntos de som, uma máquina e 49 cartelas de jogos de azar.

Três estabelecimentos comerciais foram fechados e 46 autuações foram aplicadas durante os dois dias de fiscalização. “Em Guaratuba a Vigilância Sanitária verificou as situações de aglomerações, com base no Decreto vigente daquele município e fez as orientações necessárias”, explicou a tenente Melere.

Participaram das ações da AIFU a ROTAM do 9º BPM, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Fiscalização, a Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, o Conselho Tutelar e agentes da Segurança Pública Municipal.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui