Após a água baixar nesta quinta-feira (6), dezenas de placas de veículos foram encontradas em Matinhos e Guaratuba. Algumas placas foram encontradas pela Polícia Militar e seguranças privados encontraram várias espalhadas pela cidade e entregaram na companhia da PM. A polícia agora tenta localizar os proprietários dos veículos que ainda podem estar no litoral.

As placas estão na Companhia da Polícia Militar de Matinhos no endereço Rua Lapa esquina com a PR-412.

Vamos esclarecer algumas perguntas frequentes quanto a esse tipo de ocorrência:

Houve muita incidência de placas veiculares encontradas após as chuvas?
Sim, devido aos alagamentos das vias, os motoristas tendem a se arriscar e trafegar em pontos alagados, o que causa o desprendimento da placa dianteira do veículo, a qual não possui lacre, apenas parafusos de fixação, ou até mesmo o para-choque dianteiro é extraviado. Devido a precariedade da situação o motorista não percebe no momento do fato, apenas verificando a falta quando chega ao seu destino.

O que fazer caso encontrar uma placa?
Ao localizar uma placa de veículo em via pública o cidadão deve deixa-la em uma sede da Polícia Militar ou Delegacia de Polícia mais próxima do local onde ocorreu o achado. Cabe salientar que não se deve guardar a placa para sí.

No caso de perder a placa do veículo qual procedimento a ser adotado ?
Ao perceber a perda da placa veicular o cidadão deve registrar o extravio através de Boletim de Ocorrência, pode ser feito de forma online ou presencialmente na delegacia de polícia, o documento é necessário para o proprietário poder solicitar nova placa junto ao DETRAN.

Vale lembrar que não é permitido trafegar ser o uso da mesma, não é mesmo ?
Vale lembrar que, trafegar sem placa constitui infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e a apreensão do veículo, que será encaminhado para o pátio, como previsto no Inciso VI do Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui