Quer saber como funciona? É possível cadastrar seu amigo de quatro patas em um banco de sangue virtual voltado apenas para caninos e felinos
Entre o pedido e a doação não se passou nem uma hora. Quando soube que um cãozinho precisava de ajuda, a advogada Ana Munhoz da Rocha levou seu cão Gaspar imediatamente ao hospital veterinário solicitante. O ato de solidariedade foi dele, mas a tutora revelou que “ficou emocionada logo após o procedimento”. Foi a primeira vez de Gaspar e depois que passar o resguardo de 3 meses entre uma doação e outra, ele estará pronto para ajudar o próximo amigo.
Gaspar e outras dezenas de cães são cadastrados em um banco de sangue virtual, que é acionado toda vez que um amigo de quatro patas precisa. Nele não há estoque de bolsas, quando a clínica solicita, uma lista é acionada e o doador que estiver apto e disponível já é direcionado para o procedimento. O sangue retirado na hora preserva as características e é ainda melhor para o receptor.
Nero é um desses cães e como tem um tamanho maior que a média, conseguiu doar até duas bolsas para um paciente grande. O cálculo é feito de acordo com o peso do animal, sem arriscar a saúde do doador. Além disso, é um cão jovem, tem 4 anos, com a saúde em dia, o que ajudou bastante para que o paciente idoso que recebeu o sangue se recuperasse mais rápido.
É assim que o banco de sangue tem sido essencial para reduzir também os custos do tutor que enfrenta a emergência, já que em estoques tradicionais, uma bolsa custa em média R$600,00, valor esse que é cobrado além de todos os procedimentos veterinários. É uma ação solidária, que não gera custos além dos gerados pela coleta.
Como funciona para o doador?
O banco de sangue virtual aceita cães e gatos que atendam aos critérios mínimos estipulados pelos veterinários:
- Estar bem de saúde;
- Ser castrado e dócil;
- Ter pelo menos 25 quilos de peso corporal (cães) e 8 quilos (gatos);
- Ter idade entre 1 e 7 anos.
Ao chegar para a doação, o cão ou gato é submetido a um exame prévio de sangue, que vai comprovar que não está doente e que há compatibilidade para a doação.
Por enquanto, o banco está cadastrando somente cães e gatos com tutores residentes em Curitiba e região metropolitana.
O link para o formulário de cadastro é: https://forms.gle/rtVe7fBDhALqqjhk7
As clínicas que desejam acionar o banco podem entrar em contato diretamente com a Goldenlícia, que administra os cadastros.
O contato é: https://www.instagram.com/goldenliciabr
Gostou da iniciativa? Compartilhe essa notícia para que mais tutores fiquem sabendo da existência da ação solidária.