Foto: Daniel Castellano / SMCS

Segunda-feira (6/1) foi o último dia para apreciar a decoração de Natal que se espalhava por toda Curitiba. Mas, uma boa notícia é que o carrossel veneziano e o trenzinho elétrico do Passeio Público continuam até o dia 29 de março, quando serão comemorados os 327 anos da capital. Os dois brinquedos, patrocinados pela Rede de Supermercados Condor, têm levado famílias inteiras a conhecer ou redescobrir o primeiro parque da cidade e foram as grandes novidades do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019.

Gratuito, o carrossel em estilo italiano encanta crianças e adultos por seus detalhes rebuscados e iluminados, compartimentos que lembram as “xícaras malucas” dos parques de diversão e, é claro, os tradicionais cavalinhos, que vêm à memória de todo mundo quando se pensa no brinquedo. São 34 cavalinhos e quatro xícaras malucas. Já o trenzinho elétrico, também com entrada franca, pode levar até 22 crianças.

“Sucessos no tempo do Natal, os encantadores carrossel italiano e trem elétrico continuam no nosso Passeio Público até o final março, no aniversário da capital. Curitiba é das crianças”, comemora o prefeito Rafael Greca. Ele agradeceu a parceria com a Rede de Supermercados Condor, que decidiu estender a permanência dos brinquedos na área verde do Centro.

“De um dia para o outro, o local se tornou um ponto de encontro das famílias e voltou a ser um cartão-postal de Curitiba”, destaca o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.

Apoio financeiro

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, ressalta que, como nas duas edições anteriores do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, Curitiba celebrou o Natal em 2019 com criatividade e de maneira inovadora. “A programação expandiu em frequência e na descentralização para todas as Regionais, com uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores”, justifica ela.

Grandes marcas, como Electrolux, Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal, Volvo, Banco do Brasil, governo federal, Samar Iluminação, Grupo Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi foram patrocinadores do Natal de Curitiba. Outras empresas e instituições, como Bradesco, Fecomércio e Rumo, foram parceiras em grandes eventos.

Público

Cerca de 700 mil pessoas acompanharam os mais de 160 eventos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019. O público presente à terceira edição do evento foi 10% maior do que no ano anterior, quando 635 mil pessoas prestigiaram a temporada de fim de ano, entre moradores e turistas. Os dados são de um levantamento preliminar do Instituto Municipal de Turismo.

Do total de público que esteve nos eventos de Natal de Curitiba, 106 mil pessoas eram turistas, um crescimento de 15% em relação ao ano passado, quando a capital recebeu 92,2 mil pessoas de outras cidades do país e exterior. Os números consolidados, com todos os eventos e os últimos dias, serão divulgados até o fim de janeiro.

O reconhecimento nacional do Natal de Curitiba estimulou, inclusive, o crescimento do calendário, que já é a maior programação gratuita de fim de ano do país. Em 2017, foram 60 eventos; em 2018, 120 espetáculos; e, em 2019, chegou a mais de 160 atrações em toda a cidade, entre apresentações de corais, autos de natal, concertos, exposições de presépios e feiras temáticas.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui