O Ministério Público do Paraná está processando a digital influencer JapaMantovani, de Cascavel, depois que ela postou no Instagram brincadeiras em relação a transmissão do Covid-19 quando ela estava com suspeita da doença. Ela tem mais de 80 mil seguidores.
Em uma parte do post, a influencer diz que tossiu nas trincas das portas dos vizinhos dela. O Ministério Público disse que o post causou pânico em milhares de pessoas que viram o vídeo. Já segundo a influencer, quem assistiu todos os vídeos sabia que tudo se tratava de uma brincadeira, em tom de deboche. Ela disse que o post foi cortado e divulgada apenas uma parte do conteúdo. Ela ainda relatou que foi denunciada por um vizinho que levou a brincadeira a sério e que 2 stories foram recortados entre vários vídeos.
Em um novo post ela comentou sobre o caso e divulgou os diversos vídeos em tom de deboche que fez, inclusive sobre passar coronavírus por wi-fi.
Na quarta-feira (25) no 1º Juizado Especial Criminal de Cascavel aconteceu a representação criminal. Até o momento ela não foi intimada.
O teste dela deu negativo para coronavírus e positivo para H1N1.