Divulgação - Prefeitura de Curitiba

Churrasco, campeonato de pipa e jogo de futebol foram algumas das situações reprimidas pela Guarda Municipal no último fim de semana.

A corporação tem intensificado um trabalho de orientação, por toda a cidade, para que não haja aglomerações de pessoas, em atendimento à resolução municipal nº 1/2020 e aos decretos que amparam medidas de prevenção ao novo coronavírus. Mas, nos últimos dias, as mais diversas situações de aglomeração aumentaram.

“A pandemia é muito séria para ser tratada com leviandade nesse momento, por pessoas que teimam em não seguir as determinações de órgãos de saúde e têm desrespeitado o isolamento social indicado no mundo todo como forma de conter a disseminação da doença”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Balanço da Guarda Municipal aponta que as equipes fizeram 8.345 orientações nos últimos três dias. No Xaxim, um churrasco foi desmobilizado na sexta-feira (24/4), na Praça Gregório Piatkowski.

Aglomerações com a participação de centenas de pessoas para campeonatos de pipas somaram 21 ocorrências, com orientações em todas as regiões da cidade. Houve apreensão de cerol – material proibido – no Cajuru e no Pinheirinho. O campo de futebol da Vila Camargo também foi espaço de reunião de uma grande quantidade de pessoas.

O trabalho de orientação da GM percorre parques, praças e eixos comerciais. Desde o início do mês, foram 12.230 pessoas orientadas. São guardas deslocados para tentar persuadir as pessoas a não continuarem com a atividade, além de aviso sonoro nas viaturas alertando sobre a necessidade de se manter a distância mínima de 1,5 metro dos demais e uso obrigatório de máscara em locais públicos.

Além da Guarda Municipal, fiscais do Urbanismo têm desenvolvido um trabalho voltado para estabelecimentos comerciais, no intuito de inibir excessos.

1 comentário

  1. Aqui na Vila Xapinhal, no bairro Sítio Cercado, o que mais acontece são aglomerações de crianças e adolescentes para soltar pipas e com cerol nas linhas. Cadê a Guarda Municipal? Já chamamos três vezes e eles não vêm!

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui