Foto: Divulgação

A Guarda Municipal registrou neste primeiro trimestre a prisão de 56 suspeitos de furto ou dano contra o patrimônio público, além da apreensão de um adolescente no período. O raio-x dos casos engloba tentativas de furto de fios que integram a rede de semáforos e de energia elétrica, materiais de obra, equipamentos de unidade escolar e estrutura de ponto de ônibus.

Dos 57 flagrantes, 35 se referem a furto em equipamentos públicos. Já os crimes de dano, que incluem arrombamento, pichação e vandalismo, somaram 22 casos: 21 prisões e uma apreensão.

As situações mais recentes foram atendidas no último fim de semana, quando duas pessoas tentaram levar toda a estrutura de um ponto de ônibus na Alameda Dr. Muricy, no Centro. Outra dupla foi localizada com 30 quilos de fios e cabos do Liceu de Ofício Xapinhal, no Sítio Cercado. Outros 60 quilos de cabos já retirados foram localizados com um grupo de dez pessoas que estava em um estacionamento abandonado, na manhã desta terça-feira (30/3).

Ainda neste mês, outros dois suspeitos foram detidos após serem flagrados com materiais e ferramentas retirados da obra que a Prefeitura está fazendo na esquina das ruas Cruz Machado e Visconde de Nacar, também no Centro. O local será uma praça em homenagem às vítimas da covid-19. O material foi estimado em R$ 4 mil.

Naquela mesma noite, guardas em ronda pela Rua William Bout, no Boqueirão, viram que todos os semáforos no cruzamento com a Rua Dr. Bley Zornig estavam apagados. Eles perceberam quando um homem tentou se esconder atrás de algumas árvores quando eles se aproximaram. Ele estava com um controlador semafórico que tinha acabado de retirar da caixa de proteção.

Denúncias e auxílio de câmeras

Além do patrulhamento preventivo e as rondas ostensivas dos guardas municipais 24 horas por dia, por toda a cidade, informações que chegam da população – que percebe uma movimentação suspeita e liga para o telefone de emergência 153 – têm sido fundamentais para a repressão a essa modalidade criminosa. O chamado é recebido pelo Centro de Operações da GM, que aciona a equipe de guardas mais próxima do local indicado para averiguações e abordagens.

Outro mecanismo importante tem sido o sistema de videomonitoramento municipal, que foi ampliado nos últimos meses para as unidades de ensino, por meio do programa da Muralha Digital. Foi com o suporte de câmeras que a Guarda Municipal abordou, também neste mês de março, um homem suspeito de ter furtado dois equipamentos do sistema de segurança da Escola Municipal Augusto César Sandino, no bairro Santa Cândida.

Policiamento de proximidade

De forma complementar à segurança pública, para atender à demanda da cidade, a Guarda Municipal mantém equipes que trabalham no atendimento a ocorrências 24 horas por dia em patrulhamento preventivo, com apoio de viaturas, da ciclopatrulha e do Grupo Tático de Motos (GTM) e cujos resultados são demonstrados com prisões noticiadas com frequência. No Centro, uma equipe específica atua com efetivo de 100 profissionais: o Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO).

“É o programa de policiamento de proximidade em ação, colocado em prática a partir de vigorosos investimentos feitos pela administração municipal na Defesa Social, que teve contratação de novos profissionais e reequipamento da Guarda Municipal”, aponta o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Para o trabalho diário, os dez núcleos da Guarda Municipal nas regionais da cidade contam com um conjunto de materiais, módulos móveis, motos e viaturas adquiridas pela gestão do prefeito Rafael Greca.

Como forma mais moderna de patrulhamento e ações preventivas, na área da segurança pública, a utilização de módulos móveis foi intensificada em ações regionalizadas de policiamento de proximidade – foram adquiridos oito novos módulos, totalizando 11 deles por toda a cidade, 26 novas motos e 35 viaturas locadas.

Além dos módulos móveis, os guardas de cada núcleo regional têm à disposição duas motos, uma caminhonete – foram dez compradas durante a gestão – e kits antitumulto.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui