A Guarda Municipal de Curitiba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21/8), a sexta fase da Operação Cabo Seguro para combater os furtos de cabos e fios de cobre em semáforos e sistemas de comunicação. A ação integrada fiscalizou cinco estabelecimentos que compram e revendem materiais recicláveis e sucatas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Três pessoas foram presas: um homem foi detido em flagrante por tráfico de drogas e duas mulheres foram encaminhadas por furto de energia elétrica e por receptação de produtos furtados, cabos e fios de cobre. Os detidos foram encaminhados à Central de Flagrantes, no Portão.
Durante a operação foram apreendidos mais de 50 metros de cabos, além de certa quantidade de fios de cobre queimados, e 36 pedras de substâncias análogas ao crack.
A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito intensificou o trabalho de investigação, por meio do Departamento de Inteligência (DTI), para identificar os locais que compram os cabos furtados para prevenir e combater a receptação e o comércio ilegal nos pontos que vendem materiais recicláveis e sucatas.
“Nessa fase da operação ampliamos a fiscalização para identificar os possíveis receptadores desse tipo de material. Diversas prisões já foram realizadas nas fases anteriores da operação, e é possível realizar um trabalho para mapear o mercado ilegal de comércio de cobre”, destacou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.
Trabalho conjunto
A ação integrada contou com a participação do Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Tático de Motos (GTM) e de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal, e das Secretarias Municipais do Urbanismo e Meio Ambiente, Copel, Rumo, além de funcionários de empresas de telefonia.
Os fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo notificaram três estabelecimentos comerciais por falta de alvará de funcionamento, além de uma notificação por obstrução da calçada com material reciclado. Os proprietários terão prazo de 30 dias para regularizar a situação.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente aplicou cinco advertências por falta de licenciamento ambiental e também deu prazo de 30 dias para que os empresários providenciem o licenciamento do estabelecimento.
Balanço
Nas seis fases da Operação Cabo Seguro 46 pessoas foram presas e mais de 200 quilos de cabos foram apreendidos. O trabalho de fiscalização visitou 46 pontos de comercialização de materiais reciclados, conhecidos como ferro-velhos, em diversos bairros de Curitiba.
A Operação Cabo Seguro combate também os furtos de baterias das estações de telefonia e o furto de energia elétrica.
A população pode colaborar com a Operação Cabo Seguro. Para denunciar, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.