Foto : Pixabay

Frequentemente, ouvimos falar dos diferentes estilos de yoga, mas não conhecemos bem as características de um e do outro. Iyengar yoga é um estilo mais conhecido por seus alinhamentos de precisão e o uso de suportes, como bloco de yoga, bolster de yoga, almofadas, cintos de yoga e etc.

Esboço geral do estilo Iyengar

Iyengar yoga foi criado e desenvolvido no século XX por BKS Iyengar, que tem o mérito de ser um dos primeiros mestres a divulgar esta disciplina no Ocidente.

As aulas deste estilo são caracterizadas pela execução de alguns asanas, mas mantidas por um longo tempo. Na verdade, segundo ele, para obter o maior benefício possível de uma posição, ela deve ser mantida por muito tempo. Só assim os benefícios podem ser profundos .

Iyengar yoga é conhecida por seus efeitos curativos, principalmente para aqueles que estão com problemas de saúde, com vários problemas físicos. Este tipo de prática permite aumentar a força e a  flexibilidade, levando o praticante a atingir a saúde completa do corpo, mente e espírito.

As principais características do Iyengar yoga

O método Iyengar é bem conhecido por sua ênfase particular em alinhamentos corporais e precisos. Que é obtido por meio do uso de suportes como blocos,  cintos de yoga, almofadas e cadeiras. 

De acordo com o estilo Iyengar, se o corpo for posicionado de uma determinada maneira, benefícios incríveis para a saúde podem ser obtidos. Graças ao uso de apoios, todo praticante, mesmo aqueles com problemas graves, pode alcançar ótimos resultados com a prática, com muito esforço e principalmente com dedicação.

Alguns suportes, como blocos e cobertores, também são amplamente utilizados em outros tipos de yoga; enquanto outras, como alças presas à parede, cadeiras e almofadas, são características do yoga Iyengar.

As aulas desse estilo geralmente não incluem canto ou música. Os alunos ocupam posições por muito tempo, para que aprendam perfeitamente os alinhamentos corretos.

Ao contrário de outros estilos como Ashtanga, Vinyasa yoga ou Anusara, não existem sequências em que você nunca pare, na maioria das vezes você fica parado no tapete realizando um asana específico.

Mesmo que não haja movimentos entre uma posição e outra, não pense que é um estilo que não exige esforço físico, na verdade, segurar as posições por muito tempo pode ser desafiador. Frequentemente, alunos experientes que praticam outros estilos de Yoga decidem tentar esse estilo para obter maior conhecimento dos alinhamentos das asanas.

Meditação, de acordo com Iyengar, acontece durante a execução dos asanas, posturas de yoga.  Iyengar Yoga é uma das melhores maneira para aprender os aspectos básicos do yoga e de obter uma compreensão profunda do seu corpo e como ele funciona. Se você também seguir a filosofia na qual este estilo se baseia, os yoga Sutras , você alcançará melhorias profundas no seu corpo, mente e espírito.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui