A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba ativou nesta terça-feira (23/3) mais 11 leitos SUS para atender pacientes de covid-19, sendo seis em UTI no Hospital Evangélico Mackenzie e cinco leitos clínicos na Santa Casa de Misericórdia.

Com mais essa expansão, a cidade chega a 1.366 leitos SUS abertos desde março do ano passado, quantidade equivalente a três hospitais de grande porte da capital paranaense ou ainda a 12 hospitais de campanha. Dos 1.366 leitos, 492 são de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“É como se em um ano tivéssemos colocado em funcionamento três hospitais do tamanho do Evangélico ou ainda 12 hospitais de campanha apenas para atender pacientes com covid-19”, explica Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde de Curitiba.

Mais de um terço desses novos leitos (517) foram abertos nos últimos 30 dias para atender o ritmo explosivo de internações de pacientes com covid-19 na cidade. Destes, 121 são UTI. De 849 leitos exclusivos para covid-19 em 22 de fevereiro, a cidade saltou para 1.366 atuais, um aumento 61%.

Os novos leitos abertos ficam dentro de unidades hospitalares da cidade, como os hospitais privados e filantrópicos parceiros do SUS Curitibano, além de hospitais ativados pela Prefeitura de Curitiba exclusivamente para o período de pandemia e também em algumas UPAs que passaram a contar com leitos clínicos para pacientes com covid-19.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui