A próxima quarta-feira (31/5) é um dia importante para quem é Microempreendedor Individual (MEI): é a data limite para enviar à Receita Federal a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), o relatório de faturamento referente a 2022.
Em Curitiba, quem é MEI e tem dúvidas sobre a Declaração ou precisa de apoio para realizá-la, pode contar com o atendimento dos nove Espaços Empreendedor da cidade, instalados nas Ruas da Cidadania.
Essa declaração é obrigatória a todos os MEIs, independentemente do faturamento da empresa, explica a coordenadora do Programa Curitiba Empreendedora, Letícia Justus. Ou seja: mesmo sem movimentação financeira do MEI no último ano, é necessário enviar a DASN à Receita.
“Curitiba tem 204 mil MEIs e nossos Espaços Empreendedor estão preparados para auxiliar nas possíveis dúvidas de quem ainda não fez a declaração, com atendimento agendado via internet para facilitar a vida de quem tem um pequeno negócio”, explica Letícia.
A declaração pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, informando o faturamento total do negócio, que deve ser até R$ 81 mil por ano.
Para o atendimento em um dos Espaços Empreendedor da cidade, é necessário que o MEI faça o agendamento online, leve seus documentos pessoais, número do CNPJ e informações do faturamento anual da empresa. Nos Espaços, não são feitas DASN para terceiros (exceto mediante procuração).
Cidade empreendedora
Os espaços estão nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os atendimentos são realizados com agendamento prévio, via internet, pelo site da Agenda Online.
Os Espaços Empreendedor ofertam apoio técnico e gratuito aos MEIs, dentro do Programa Curitiba Empreendedora, da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Os nove Espaços Empreendedor contribuem para tornar Curitiba primeiro lugar entre as cidades brasileiras no ranking Connected Smart Cities 2022 e segunda melhor cidade para empreender no Brasil (Isdel 2.0).
Nos Espaços, é possível obter todas as orientações sobre como formalizar seu negócio, buscar a capacitação para gerir seu empreendimento e ainda contar com assessoria e consultoria empresarial.