O Governo do Estado começou a distribuir nesta quarta-feira (3) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. São 67.260 doses do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A prioridade de vacinação é para idosos entre 80 e 84 anos, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI). O montante equivale a 45,8% da remessa de 146.800 encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
Devido à gravidade do momento, com o aumento do número de casos e a escassez de leitos disponíveis, a 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, foi a primeira a receber os imunizantes. O lote com 8.760 aplicações foi encaminhado ainda nesta quarta-feira por meio de uma das aeronaves do Governo do Estado. Desse total, 7.360 doses ficarão na cidade de Cascavel – o Ministério da Saúde disponibilizou um fundo extra com 6 mil conjuntos de vacinação para o município.
As outras 21 Regionais que completam o sistema público de saúde do Paraná começam a receber a nova remessa nesta quinta-feira (04). “Vamos fazer a distribuição conforme o Ministério da Saúde preconizou, priorizando neste momento a vacinação de idosos. É, sem dúvida, o grupo que mais sofre e com o maior número de mortes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“É muito esforço nós montamos uma estratégia de 82 leitos de combate ao Coronavirus em Cascavel e sinceramente, o que está acontecendo lá neste momento, nós estamos tentando entender, só a nova cepa explica todo esse contexto. A você que infelizmente acha que a pandemia já acabou, a você que está saindo de casa nesse período de quarentena restritiva, não achem que nós queremos interromper a atividade de ninguém, nós queremos o Paraná trabalhando, nós queremos o Paraná avançando, porém nesse momento, existe ai o quantitativo de 600, 700 pessoas aguardando um leito de enfermaria ou de UTI para entrar, e não adianta num estalar dos dedos que nós vamos criar mais leitos, nós não temos mais equipes, nós não temos mais equipamentos“, lamentou Beto Preto.