Foto: Gilson Abreu/AEN

O Governo do Estado começou a distribuir nesta quarta-feira (3) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. São 67.260 doses do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A prioridade de vacinação é para idosos entre 80 e 84 anos, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI). O montante equivale a 45,8% da remessa de 146.800 encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

Devido à gravidade do momento, com o aumento do número de casos e a escassez de leitos disponíveis, a 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, foi a primeira a receber os imunizantes. O lote com 8.760 aplicações foi encaminhado ainda nesta quarta-feira por meio de uma das aeronaves do Governo do Estado. Desse total, 7.360 doses ficarão na cidade de Cascavel – o Ministério da Saúde disponibilizou um fundo extra com 6 mil conjuntos de vacinação para o município.

As outras 21 Regionais que completam o sistema público de saúde do Paraná começam a receber a nova remessa nesta quinta-feira (04). “Vamos fazer a distribuição conforme o Ministério da Saúde preconizou, priorizando neste momento a vacinação de idosos. É, sem dúvida, o grupo que mais sofre e com o maior número de mortes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

É muito esforço nós montamos uma estratégia de 82 leitos de combate ao Coronavirus em Cascavel e sinceramente, o que está acontecendo lá neste momento, nós estamos tentando entender, só a nova cepa explica todo esse contexto. A você que infelizmente acha que a pandemia já acabou, a você que está saindo de casa nesse período de quarentena restritiva, não achem que nós queremos interromper a atividade de ninguém, nós queremos o Paraná trabalhando, nós queremos o Paraná avançando, porém nesse momento, existe ai o quantitativo de 600, 700 pessoas aguardando um leito de enfermaria ou de UTI para entrar, e não adianta num estalar dos dedos que nós vamos criar mais leitos, nós não temos mais equipes, nós não temos mais equipamentos“, lamentou Beto Preto.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui