Equipes de Guardas Vidas tiveram bastante trabalho na tarde deste sábado (13), para resgatar pai e filha de 4 anos que estavam se afogando no Balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.

Os banhistas perceberam quando o rapaz de 26 anos, que é morador de São José dos Pinhais, não estava conseguindo sair da água. Ele estava segurando a filha de quatro anos.

Os Guarda Vidas foram acionados e conseguiram resgatar o pai consciente, porém havia ingerido bastante água. Já a criança apresentava o caso clínico mais delicado.

O helicóptero Falcão do BPMOA com equipe médica foi até o local e estabilizou a criança que foi encaminhada de helicóptero ao Hospital Regional de Paranaguá. Já o pai foi encaminhado para a uma Unidade de Saúde no Balneário de Shangri-lá.

O pai sofreu afogamento do grau 2 e a criança grau 3.

Graus de afogamento:

Grau 1 – Paciente que apresenta apenas tosse, sem espuma em boca ou nariz.
Grau 2 – Paciente que apresenta tosse, além de espuma em pouca quantidade saindo da boca ou nariz, indicando que já existe uma congestão pulmonar mínima.
Grau 3 – Paciente que apresenta muita espuma em região de boca ou nariz. O pulso radial permanece palpável, afastando sinais de choque.
Grau 4 – Paciente que apresenta muita espuma em região de boca e/ou nariz. Não apresenta pulso radial palpável, indicando sinais de choque.
Grau 5 – Paciente em Parada Respiratória.
Grau 6 – Paciente em Parada Cardiorrespiratória.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui