Os cerca de 145 mil estudantes de escolas e crianças das creches da rede municipal de ensino ficarão em casa a partir de segunda-feira (23/3). A medida busca evitar contaminações pelo coronavírus e fica em vigor até a Páscoa, 12/4.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que esse tempo de suspensão é a antecipação do recesso escolar, que seria em julho.
Também ficam suspensas as atividades do programa Comunidade Escola, que mantém as unidades abertas à comunidade aos sábados. Os Faróis do Saber ficam fechados pelo mesmo período das escolas.
Caso seja necessário ampliar o período de suspensão de dias letivos, o ano letivo de 2020 terá que ser concluído em 2021. “Essa decisão dependerá da evolução da situação do vírus na cidade. Todas as medidas que tomamos são amparadas pelo Comitê de Técnica e Ética Médica, instituído pelo prefeito Rafael Greca para orientar as decisões do município, em suas diversas áreas, em relação ao coronavírus.
Estudantes que têm faltado ao longo desta semana terão as faltas abonadas. A frequência ou falta é registrada normalmente pela escola, como de praxe, mas quem falta recebe o abono posteriormente.
A secretária explica que o prazo de transição desta semana serve para que os pais possam se organizar e decidir com quem deixar os filhos.
“A recomendação é que não fiquem com idosos, pois são grupo de risco”, reforça Maria Sílvia.
“Lembramos que a orientação é para que todos fiquem em casa e evitem aglomerações. Não adianta fecharmos escolas e as pessoas se concentrarem em shoppings, festas ou em atividades que envolvam muita gente”, frisa a secretária.
O calendário escolar deste ano vai até 18/12. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), têm que ser cumpridos 200 dias letivos no ano e 800 horas.
Para tirar dúvidas
A Prefeitura de Curitiba mantém a Central de Atendimento (telefone 3350-9000), além de um número de WhatsApp. Para ter acesso à funcionalidade, basta escrever a palavra “Coronavírus” como mensagem e enviar para o número (41) 99876-2903.
Outras fontes de informações são os sites www.curitiba.pr.gov.br e www.saude.curitiba.pr.gov.br.
Em relação à educação, as famílias podem procurar os Núcleos Regionais da Educação (NREs), que funcionarão normalmente. Os contatos estão disponíveis da página da educação.