O Parque Vista Alegre, uma área de preservação ambiental localizada entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, no Vista Alegre, está com novo sistema de iluminação. A Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu na última semana, a implantação de 21 postes ornamentais, de 6 metros de altura, com luminárias de 100 watts e uma nova rede subterrânea com 400 metros de extensão.

O investimento para deixar o parque mais iluminado e seguro para a população foi de R$ 42 mil. O parque, que tem 100 mil metros quadrados de área, havia sido alvo de vândalos que destruíram e roubaram postes e fiações, deixando o lugar escuro, causando insegurança aos visitantes e frequentadores.

Refletores mais potentes

A revitalização no sistema de iluminação, além de garantir refletores mais potentes, tem postes bem mais altos, o que dificulta o ataque dos criminosos às lâmpadas. Para a criação da nova rede subterrânea foram construídas caixas de passagem mais profundas, enterradas e lacradas para evitar que sejam furtadas.

Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, explica que foram realizados análises e estudos para definir equipamentos que fossem ao mesmo tempo mais potentes para a iluminação da área e resistentes a ação de vandalismo.

“Desperdiçamos dinheiro e tempo consertando os danos causados por bandidos, enquanto poderíamos estar trabalhando ainda mais na melhoria do sistema de iluminação pública da cidade”, lamenta Tony Malheiros.

Decks do parque

Com a nova iluminação, a pista para caminhadas, o parque para as crianças e os decks do local estão mais claros para serem aproveitados pela população.

As melhorias realizadas pelo Departamento de Iluminação Pública integram o Plano de Melhorias e Revitalizações dos Sistemas de Iluminação Pública em Praças e Parques. “São intervenções que garantem economia de energia, menor custo e melhoram a eficiência energética e luminosidade de ruas, praças, parques e entorno de equipamentos públicos em toda a cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

Outro espaço da região que havia ficado às escuras devido a ação de vandalismo e que teve substituição de cabos furtados foi a Praça Veneto, na Avenida Manoel Ribas, no Butiatuvinha. Lá foram investidos R$ 5 mil para repor 300 metros de cabos e devolver a claridade ao espaço.

A população pode colaborar para evitar a ações de vandalismo. Quando perceberem ocorrências suspeitas em vias públicas, parques e ciclovias podem ligar para a Guarda Municipal, no telefone 153.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui