(Foto: Fábio Dias / PCPR)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apurou diversas denúncias de crimes de violência contra idosos, na manhã desta sexta-feira (4), em 33 cidades do Estado. A ação faz parte da “Operação Vetus”, comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com objetivo de combater crimes de violência contra idosos nos 26 estados do país e no Distrito Federal.

As denúncias mais recorrentes são de agressões físicas, violência psicológica, negligência, maus-tratos a idosos e casos em que familiares se apossam de cartões bancários e aposentadorias das vítimas.

A operação integrada entre todas as polícias civis do país teve início no dia 1 de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso. Foi planejada em razão do aumento de denúncias de abuso registradas durante a pandemia ao Dique Denúncia do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Desde então, a PCPR já recebeu 667 denúncias. A metade já foi apurada e resultou na instauração de 21 inquéritos policiais. As demais serão apuradas na 2ª fase da operação.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui