Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (30), a Operação “O Sonho Americano” que investiga a promoção da migração ilegal, crime também conhecido como contrabando de pessoas.

Até o momento foi possível identificar a ação de pessoas, conhecidas como coiotes, responsáveis por promover a entrada ilegal de mais de 500 brasileiros nos Estados Unidos, através da fronteira com o México.

Pelo esquema investigado, brasileiros interessados em ingressar ilegalmente nos EUA pagavam os coiotes para que realizassem todas as providências de logística, desde o território brasileiro até o destino final.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos estados de Rondônia e Mato Grosso, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres/MT.

Na ação foram apreendidos celulares, computadores e diversos documentos de interesse da investigação.

A Operação contou com o cooperação da ICE – Immigration and Customs Enforcement (a polícia de migração norte-americana) que forneceu importantes informações sobre os migrantes que foram levados ilegalmente para os Estados Unidos; e do escritório do HSI – Homeland Security Investigations junto à Embaixada dos EUA em Brasília.

A ação reafirma a importância das medidas de cooperação policial internacional, cabendo à Polícia Federal a representação do Brasil nos organismos policiais internacionais.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui