Para que os moradores e veranistas que estão no Litoral do estado possam curtir a Virada de Ano com tranquilidade e segurança, a Polícia Militar atuará com reforço nas orientações e bloqueios de trânsito a partir das 14 horas desta terça-feira (31/12). Nos três municípios (Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná), onde haverá as maiores queimas de fogos, serão feitos alguns bloqueios totais de vias, inversão de pista e orientações aos motoristas e pedestres nas imediações.

“Pedimos a todos que sigam as orientações dos policiais militares e procurem sair de casa de veraneio até os locais de queima de fogos, na orla, a pé para evitar tumultos no trânsito, pois não há espaço para estacionamento de todos”, disse o Subcomandante do 9º Batalhão, de Polícia Militar (9º BPM), major Luciano Romão. “Também pedimos que as pessoas não estacionem em locais proibidos como calçadas, guias rebaixadas, restinga, entre outros”, acrescentou.

MATINHOS – Em Matinhos (PR), a Polícia Militar, juntamente com a Guarda Municipal, fará os bloqueios de trânsito a partir das 16 horas. A sinalização das vias bloqueadas será feita pela Guarda Municipal. Segundo o Comandante da Subárea da cidade durante o Verão Maior 2019/2020, capitão Wagner de Araújo, neste ano, as pessoas devem se atentar para a mudança de mão da Rua Ipiranga, que passará a ter mão única sentido Caiobá, a partir de 18 horas até o encerramento das comemorações”, disse.

A avenida Atlântica deste município será congelada para o fluxo de veículos a partir das 18 horas e, até, às 21 horas devem estar totalmente bloqueada, permitindo somente a circulação de pedestres no perímetro. O bloqueio se iniciará desde a esquina da Av. Atlântica com a Av. Rio Branco e segue até a Rua José Pinto Rebelo Júnior (na altura do Sesc Caiobá).

A liberação das vias está prevista para a partir das 2 horas quando se der o encerramento das atividades dos trios elétricos. Em outras regiões de Matinhos, onde haverá comemoração, também haverá a presença da Polícia Militar, porém, somente com orientações.

GUARATUBA – Os bloqueios em Guaratuba já estão ocorrendo em toda a orla da cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal, compreendendo desde o Morro do Cristo até a Praia dos Magistrados. A rua 29 de Abril também estará fechada para veículos nas duas primeiras quadras próximas da praia. “A PM aplicará o Posto de Observação Elevada (POE) para auxiliar na coordenação do policiamento e monitoramento do público por meio de câmeras de alta resolução.

Os veranistas, por sua vez, devem procurar fazer o deslocamento a pé e evitar estacionar irregularmente ou bloquear acesso de moradores”, disse o Comandante da Subárea da cidade durante o Verão Maior 2019/2020, capitão Moreira Só. O bloqueio deve seguir até 1 hora do dia 1º de janeiro e, após este horário, permanecerá somente na região da Praia Central até o término das comemorações, por volta das 2 horas. “Após esse horário faremos a desobstrução das vias para a limpeza pública. As pessoas devem evitar levar bebidas e garrafas para a orla, e ao irem embora que levem seus resíduos para facilitar a limpeza”, disse.

PONTAL DO PARANÁ – A prefeitura não interfere, mas a PM atuará preventivamente em cada um dos pontos de fogos nos balneários de Shangri-lá, Ipanema, Santa Terezinha e Praia de Leste, onde haverá o isolamento pontual naquele ponto, a partir de 23h30. Serão 15 policiais em cada ponto dos balneários para evitar o tráfego de veículos. “A Polícia Militar fará isolamentos preventivos conforme a necessidade e o aumento do volume de pessoas nos locais de comemoração”, explicou o Comandante da Subárea da cidade durante o Verão Maior 2019/2020, capitão Álvaro Francisco Talhetti.

Com informações de Márcia Santos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui