A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta segunda-feira (19) uma nova vistoria nas árvores da Praça Osório, no Centro da capital. O trabalho também inclui a retirada de quatro árvores, após a queda de um galho de um guapuruvu no último sábado (17), depois das fortes chuvas e dos ventos registrados na cidade.
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além da árvore que perdeu o galho, outras três árvores próximas ficaram desequilibradas e também serão removidas. A previsão é que o serviço seja concluído até quarta-feira (21). Durante os trabalhos, a área permanece isolada para garantir a segurança de pedestres.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, acompanhou o início dos serviços e explicou que a Prefeitura já havia iniciado, em agosto, uma vistoria nas cerca de 400 árvores da praça. Na ocasião, aproximadamente 100 passaram por podas de manutenção e segurança, enquanto outras seis foram removidas preventivamente.
De acordo com a secretária, a árvore que perdeu o galho no sábado não apresentava sinais aparentes de risco. Por isso, as equipes vão intensificar novamente as inspeções em toda a praça, considerando os efeitos das chuvas e dos ventos fortes sobre as condições das árvores.
Além da Praça Osório, a Prefeitura realizou desde agosto vistorias em outras 33 áreas centrais de Curitiba, incluindo praças, largos, jardinetes e o Passeio Público. As avaliações consideram as condições de saúde e estrutura das árvores, possíveis conflitos com a infraestrutura urbana e riscos para pedestres, veículos e imóveis.





