A Policia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta manhã na BR-476, na região metropolitana de Curitiba (PR), mais de 1.400 garrafas de vinhos importados da Argentina sem o devido desembaraço aduaneiro. A carga saiu de Ampere (PR), na região sudoeste do estado e iria para Pinhais (PR).
Por volta das 8h desta quarta (21), enquanto realizava patrulhamento em Contenda (PR), uma equipe da PRF abordou um caminhão furgão que transitava na rodovia.
Ao vistoriarem a carga, os policiais encontraram cerca de 1.498 garrafas de vinhos argentinos, embalados em caixas sem identificação e sem o devido desembaraço aduaneiro.
Muitas embalagens originais dos vinhos encontravam-se sujas de barro, algumas embalagens estavam incompletas, típicas de mercadorias importadas clandestinamente.
Aos policiais, o motorista e a passageira disseram que encontraram este frete através de um aplicativo e que pegaram o caminhão carregado em Ampere (PR) e o levariam até Pinhais (PR).
O crime de descaminho, consiste em importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos, tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Além disso, esse tipo de prática representa uma concorrência desleal ao comércio local.
O caminhão, as mercadorias e os envolvidos, foram encaminhados à Receita Federal em Curitiba (PR).