foto_ MARIA TUCA FANCHIN

Recorte do Festival de Curitiba destinado ao público infantil, o evento conta em sua programação com espetáculos gratuitos e ações em parceria com instituições sociais

 

Espetáculos teatrais, atividades recreativas e ações sociais estão no Programa Guritiba, que chega a sua 12ª edição no Festival de Curitiba com atrações diversas para toda família. A programação se espalha por diversos espaços de Curitiba e da Região Metropolitana, entre 25 de março e 05 de abril.

 

Este ano, o Guritiba reúne companhias premiadas e reconhecidas nacionalmente, além das tradicionais brincadeiras do Muralzinho de Ideias e uma aula-show interativa. São quatro grandes espetáculos, com destaque para o Grupo Triii, “um fenômeno da música infantil”, que vem pela primeira vez a Curitiba. “Os espetáculos valorizam muito

a amizade, o companheirismo e a coragem”, define a diretora do Festival de Curitiba, Fabíula Passini.

 

Ao longo das edições, o Guritiba ampliou sua agenda, transcendendo o período do Festival de Curitiba, que atualmente é o “ponta pé inicial” da programação. Desde 2018, o Programa promove ações durante o ano inteiro, com o intuito de formar plateias e ampliar o acesso à arte e à cultura. 

 

Em 2019, foram 35 instituições e mais de 7 mil crianças impactadas pelo Programa, que tem como objetivo incentivar o interesse pela arte para além do período do Festival, sensibilizando e estimulando novas conexões nas comunidades”, explica Fabíula.  O Programa Guritiba também conquistou o Prêmio Sesi ODS 2019, por meio da Contação de História de “Anelise e os Irmãos Perdesen”, na categoria organização da sociedade civil.

 

Programação O Guritiba começa com “Uma Série de Surpresas”, espetáculo gratuito com números de mágica e improviso, com apresentação no dia 25 de março, às 19h, no ParkShoppingBarigüi. No palco, Ricardo Malerbi, que tem mais de vinte anos de experiência em ilusionismo, aborda a lógica e a coloca em cheque, num clima de diversão e interação, provocando a curiosidade, a fantasia e reflexões sobre a realidade.

 

Há mais de um ano em cartaz e visto por cerca de 30 mil pessoas, o espetáculo infantil “Diário de Pilar na Grécia” é uma adaptação do livro homônimo de Flavia Lins e Silva. O espetáculo, idealizado pela atriz Miriam Freeland, atravessa o fascinante mundo da mitologia grega sob as temáticas do mundo infanto-juvenil, em uma aventura sensível e divertida. O elenco ainda conta com Roberto Bomtempo e Symone Strobel, que também dirige o espetáculo. As apresentações acontecem no Museu Oscar Niemeyer – Auditório Poty Lazzarotto, nos dias 28 e 29 de março, às 16h.

 

O Grupo Triii celebra 10 anos de carreira na sua primeira, única e gratuita apresentação em Curitiba, no dia 01 de abril, às 19h, no Shopping Mueller. Com uma seleção especial de músicas e brincadeiras que foram apresentadas ao longo dessa década, Marina Pittier (voz), Fê Stok (guitarra e voz) e Ed Encarnação (bateria e voz) trazem canções tradicionais brasileiras e composições autorais. No repertório, clássicas do grupo, como “A E I O U”, “O Tomate e o Caqui”, “Vira Virou” e “Pão, Pão, Pão”, se misturam com as inéditas “Pipoca, Pipoca” e “Xote da Dona Ema”. 

 

Produzido pela premiada Companhia Delas de Teatro, o espetáculo “Mary e os Monstros Marinhos” brinca com o universo da ciência e da pré-história. Com direção de Rhena de Faria, as atrizes Cecília Magalhães, Julia Ianina e Thaís Medeiros se revezam no papel de Mary Anning, famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século XIX. A encenação e o texto revelam virtudes da protagonista em suas três fases de vida: criança, jovem e adulta. A curiosidade, a inteligência, a coragem e a perseverança se encontram no palco do Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer, nos dias 04 e 05 de abril, às 16h.

 

O Programa Guritiba também levará divertimento e educação de forma lúdica com o “Muralzinho de Ideias”, um convite à exploração e experimentação, proporcionando ao público – crianças acompanhadas de responsável – o brincar livre, assim como sua ressignificação. São brinquedos em tecido, madeira e papelão, em espaços criados no Museu Oscar Niemeyer. As brincadeiras acontecem nos dias 28 e 29 de março e 04 e 05 de abril, das 14h às 16h.

 

As ações sociais terão outras três apresentações do espetáculo “Uma Série de Surpresas”, entre os dias 26 e 28 de março, em escolas e instituições sociais, além de outras duas atrações inéditas. Uma delas é a “Aula-Show: Brasilidades em Movimento”, que será conduzida pelos artistas brincantes Ed Encarnação, Letícia Doretto e Gilberto Santana, abordando elementos da dança e da música em culturas originárias, nos dias 30 de março e 01 de abril.  

 

Já entre os dias 02 e 04 de abril é a vez de “Teimosinho e Mandão em Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril” divertir as crianças. O espetáculo dialoga sobre diferenças, desavenças, desencontros e teimosias, falando de um dos temas mais relevantes de nossos tempos: a incompreensão do outro.

 

Acompanhe todas as novidades e informações do Guritiba no Festival de Curitiba pelo site www.programaguritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @programa.curitiba e pelo Instagram @programa.guritiba

 

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores

 

O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é patrocinado pelo Ebanx, Vivo, Uninter, Renault do Brasil, Electrolux, Banco RCI Brasil, Junto Seguros, Copel – Pura Energia, Sanepar, Governo do Estado e GRASP. O Programa Guritiba é apresentado por New Holland, com patrocínio de Novozymes e Fibracem. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e Thales Group, com o apoio da Ritmo Logística. Quem apresenta o Risorama é a Potencial Petróleo, com o patrocínio de Previsul Seguradora, tendo como a cerveja oficial a Cacildis e o apoio de FH Consultoria e Grupo Barigui. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

 

Serviço

O que: Programa Guritiba

Quando: De 25/03 a 05/04 de 2020.

Valores:  GRATUITOS até R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) + Taxa administrativa

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2020”, e nas bilheterias físicas do ParkShoppingBarigui (Piso térreo próximo à praça de eventos), de segunda a sexta-feira, das 11h às 23h; sábado das 10h às 22h e domingos das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (piso L3), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Classificação: LIVRE

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui