(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15), vai ter vôlei de areia na Praça Afonso Botelho, no Água Verde. Os Jogos da Diversidade de Curitiba 2019 vão reunir duplas de vôlei com atletas transexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT).

A competição é organizada pela Assessoria de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual da Prefeitura, com apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e vai complementar a primeira etapa dos Jogos da Diversidade de Curitiba, que aconteceu em maio.

No dia da competição, cada dupla vai entregar cinco quilos de alimento não perecível como forma de confirmar as inscrições. Os alimentos serão doados para a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba.

Os Jogos da Diversidade acontecem em paralelo ao Congresso Internacional LGBTI+, que é realizado em Curitiba até domingo (17/11).

Partidas
A partir das 8h30 de sexta-feira (15/11) será feito o sorteio do chaveamento que vai definir os jogos das duplas de vôlei. Os jogos vão começar às 9h e são abertos ao público, que pode acompanhar gratuitamente as disputas.

As pessoas que forem assistir também são convidadas a levar algum alimento não perecível para ajudar na doação para a FAS.

A competição vai seguir as regras oficias da Federação Internacional de Voleibol. O primeiro lugar da competição vai ganhar dois troféus e duas medalhas. O segundo e terceiro lugares ganharão um troféu e duas medalhas.

Segundo o assessor de Políticas da Diversidade Sexual da Prefeitura, Allan Johan, o objetivo do campeonato de vôlei de areia é quebrar o preconceito de que pessoas transexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) não podem participar de competições esportivas, além de promover um ambiente acolhedor para os atletas.

Regras
Os jogos das fases classificatórias e semifinal serão disputados em um set vencedor de 21 pontos. Os jogos da fase final (disputa de terceiro lugar e final) serão disputados em melhor de três sets, dois sets vencedores de 18 pontos.

Em caso de empate, na fase final, em número de sets vencidos (1×1), será jogado um terceiro set de 15 pontos. Havendo empate em 14 pontos, o set só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de dois pontos.

A Praça Afonso Botelho fica na Rua Engenheiros Rebouças, s/n, no Água Verde.

Congresso Internacional LGBTI+
O Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – setor de Educação, recebe desde esta quarta-feira (13/11) até sexta-feira (15/11) o Congresso Internacional LGBTI+. No fim de semana (16 e 17/11) serão feitas atividades culturais.

O evento reúne participantes do Brasil e de 19 países da América Latina e Caribe. O Congresso Internacional LGBTI+ é promovido pela Aliança Nacional LGBTI+.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui