O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou nesta segunda-feira (18) um decreto que estabelece estado de alerta climático no estado pelos próximos 180 dias. A medida tem caráter preventivo e busca reforçar ações de monitoramento e resposta rápida diante dos riscos provocados pelo fenôeno El Niño.
Segundo o governo catarinense, o decreto não representa situação de emergência nem estado de calamidade pública, mas permite mobilização antecipada das equipes da Defesa Civil e demais órgãos estaduais para enfrentar possíveis temporais, enchentes, deslizamentos e alagamentos.
O estado prevê investimentos em monitoramento climático, capacitação de equipes e modernização de barragens.
O decreto também estabelece critérios para que municípios possam decretar situação de emergência, como registro de chuva acima de 80 milímetros em 24 horas, desabrigamento de famílias, interrupção de serviços essenciais e emissão de alertas laranja ou vermelho pela Defesa Civil.
A medida terá validade até novembro, podendo ser prorrogada.
Segundo estudos climáticos nacionais e do NOAA, órgão dos Estados Unidos responsável pelo monitoramento oceânico e atmosférico, há mais de 80% de chance de formação do El Niño a partir de julho deste ano.
O fenôeno é provocado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico e costuma causar aumento no volume de chuvas na região Sul do Brasil.
A previsão é de que o fenômeno atinja maior intensidade entre dezembro de 2026 e janeiro de 2027, elevando o risco de enchentes, temporais e prejuízos agrícolas.
Santa Catarina já enfrentou grandes enchentes associadas ao El Niño, principalmente nos anos de 1983 e 2023.
Fonte: Agência Brasil





