A primeira remessa das vacinas contra a Covid-19 produzidas pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech já está no Paraná. As 32.760 doses desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na noite desta segunda-feira (3).
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve presente a pedido do Governador Ratinho Júnior para acompanhar de perto a chegada do material.
“O número oficial é de 29.484 doses, mais a reserva técnica. Essa primeira carga ficará em Curitiba. Elas ficarão nos nossos freezers à disposição do município”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
Segundo ele, cada frasco tem seis doses. Uma vez aberto o recipiente, o espaço de aplicação será de seis horas.
Por causa das especificidades técnicas e exigências de armazenamento em temperaturas muito baixas, as vacinas da Pfizer serão distribuídas apenas em Curitiba, seguindo orientação da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O material deve ser encaminhado para a prefeitura da Capital na quarta-feira (5).
Quem também acompanhou a recepção foi o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que afirmou que os profissionais de saúde da cidade de Curitiba estão preparados para utilizar os imunizantes.
“Depois de quarta-feira levaremos esse quantitativo para o Pavilhão da Cura, no Parque Barigui. Como estamos seguindo rigorosamente o Programa Nacional de Imunizações (PNI), assim que acabar a fase dos idosos começaremos a imunização para gestantes e pessoas com comorbidades”, disse