https://www.facebook.com/plantao190/videos/1298200117021342/
Lama, água e frio foram só alguns dos obstáculos dos 200 policiais e bombeiros militares de todo o estado que fizeram o circuito Braves Mud Race durante o Desafio Soldado de Aço 2019 neste domingo (25/08), Dia do Soldado. Barreiras, cordas, trilhas acidentadas e tanques formaram o percurso de corrida. A equipe vencedora do desafio foi a APMG-Rancho e Cia. Na segunda colocação, a equipe Os Pé de Bicho, do Corpo de Bombeiros, seguida pela equipe CB Pontal, na terceira colocação.
O sargento Flávio Roberto Blun, da equipe Os Pé de Bicho, do 2º Grupamento de Bombeiros, sediado em Ponta Grossa, vibrou com a medalha de prata. “A organização da prova foi formidável, um evento que marca a comemoração do Dia do Soldado. É muito bom a Polícia Militar proporcionar esse dia de convivência, para que pudéssemos participar dessa competição. Todo bombeiro e policial desenvolve uma atividade física para o desempenho de sua atividade, mas hoje viemos aqui para superar os limites”, disse.
O soldado Daniel Comassetto de Almeida, da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), da equipe APMG Rancho e Cia, estava surpreso com a conquista, e salientou a rotina de treinos e os cuidados com a saúde, essenciais para o bom resultado. “Já treinamos bastante. O cansaço, o frio e os obstáculos foram os mais difíceis de vencer, e agora a emoção de vencer foi indescritível”, destacou.
O evento foi uma iniciativa da 5ª Seção do Estado Maior da PM, da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros e do Centro de Educação Física e Desportos (CEFID), em parceria com o Centro de Treinamento Leandro Silva, e outras unidades e seções da Polícia Militar. Com o objetivo de fomentar o congraçamento entre os militares estaduais, a prova também é um marco para as comemorações pelos 165 anos da PM.
“Tudo o que vem a somar aos nossos policiais militares, valorizando o soldado, para mim é um prazer enorme contribuir. Há mais de 30 anos auxiliamos e abríamos as portas para a PM”, disse Elievan Alves da Silva, responsável pelo centro de treinamento.
O trajeto do desafio foi o mesmo que todos os anos atraem milhares de atletas ao campo de treinamento para o Circuito Braves Mud Race para um dia de atividades intensas. O terreno conta com pista de motocross, pista de supercross, banhados, tobogãs, obstáculos de madeira, cordas e muitos outros obstáculos.
A atividade inédita a nível estadual foi aberta gratuitamente para todo o efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros. Em alguns dias, todas as 200 inscrições foram preenchidas. Oficiais e praças de diversas unidades operacionais e seções administrativas se reuniram em grupos de quatro integrantes, incluindo obrigatoriamente uma militar estadual.
A fiscalização dos exercícios foi feita por uma comissão composta por um integrante da 5ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar (PM/5), um integrante da 5ª Seção do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros (BM/5) e um integrante do Centro de Educação Física e Desportos da PMPR (CEFID).
A entrega das medalhas aos primeiros colocados contou com a participação do Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret, do Comandante do 6º GB, major Emerson José Guimarães Ferreira, e do Chefe do setor de Planejamento do 6º GB, major Gerson Cândido Rocha Filho.