Foto: Nasa/Divulgação

Um asteroide de quase 2 km deve passar “relativamente perto” da Terra na próxima sexta-feira (27). Entretanto, segundo a Nasa “Não há chance alguma de que este asteroide possa impactar a Terra. De fato, o sobrevoo de 27 de maio é o mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos”.

O asteroide deve passar a cerca de 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a cerca de  4 milhões de quilômetros. Para os cientistas, essa distância viabiliza classificá-lo como uma Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), apesar disso, isso não quer dizer que ele é uma ameaça para a Terra neste momento.

“Atribuímos esse rótulo oficial porque a órbita desse asteroide se aproxima ‘perto’ da órbita da Terra (menos de 20 vezes a distância da Lua). Então, isso é ‘próximo’ para um asteroide”. O cientista explica que atualmente as duas órbitas (da Terra e do Asteroide) não se cruzam, mas com o passar de centenas ou até milhares de anos, a órbita desse asteroide possa evoluir e cruzar com a órbita da Terra, por isso ele é classificado como potencialmente perigoso.

Segundo o CNEOS, esse asteroide que se aproxima no dia 27 de maio vai ser o maior que passará pela Terra em 2022

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui