Um novo golpe vem causando grande prejuízo para inúmeras pessoas em todo o Brasil e o modo como os golpistas tem agido são muito parecidos.

Os criminosos se aproveitam principalmente de pessoas que utilizam o Instagram sem a autenticação de segurança em dois fatores.

Uma recomendação é para quem tem Android, utilize o aplicativo Google Authenticator, que funciona como um token para seus aplicativos, permitindo que consiga logar em sua conta, somente quem tiver acesso físico ao aparelho. Portanto, mesmo que descubram o seu login e senha, eles precisam do token que funciona de forma randômica, alterando os 6 dígitos de uma senha em minutos, tornando praticamente impossível que sua senha seja hackeada, a não ser que seu aparelho esteja com algum aplicativo espião instalado.

Ainda não foi possível descobrir como os hackers tem descoberto as senhas dos aplicativos, porém, logo após descobrirem eles alteram a senha, impossibilitando os usuários de utilizarem o Instagram.

Existem algumas alternâncias no golpe, em alguns casos eles anunciam diversos produtos, por um preço abaixo de mercado, como geladeiras, aparelhos de celular, eletrônicos, coisas que não chamam a atenção para um possível golpe. Através do próprio Instagram, pelas mensagens privadas, os golpistas realizam as falsas vendas, já que as vítimas, que geralmente são pessoas próximas da real dona da conta, não desconfiam da suposta venda. Os criminosos então realizam as falsas vendas e recebem através de Pix, utilizando a conta da pessoa que foi hackeada, gerando uma dor de cabeça gigante para quem foi lesado e para a pessoa hackeada.

Outra forma já que os criminosos agem é simplesmente pedindo dinheiro por Pix, informando algum problema urgente ou estouro de limite de transferência de dinheiro. Muitas pessoas acabam transferindo sem imaginar que o Instagram foi hackeado e que estão conversando com criminosos.

Uma dica muito importante, antes de finalizar qualquer negociação, tenta conversar com a pessoa por telefone, ou chamadas de voz, ou vídeo, ou então converse com algum parente da pessoa, para ter certeza que está negociando com a pessoa certa.

Para quem tiver interesse em utilizar o Google Authenticator, fica o alerta, se precisar formatar ou resetar de fábrica seu aparelho, lembre-se de retirar momentaneamente a verificação de dois fatores de todos os seus aplicativos, caso contrário, você corre o risco de não conseguir logar nas suas contas.

O Instagram também possibilita outras formas de verificação em dois fatores, como SMS e mensagem pelo Whatsapp, caso você não se sinta seguro de utilizar o Google Authenticator, também são válidos.

E um detalhe muito importante, praticamente todos que perderam suas contas no Instagram desta forma, não conseguiram recuperá-las.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui