Foto: Pixabay

Ganhar a loteria é o sonho de milhões de brasileiros e loterias nacionais como a Mega Sena continuam a crescer em popularidade ano após ano. Mas quais são as hipóteses de realmente ganhar uma loteria e até que ponto vale a pena investir neste tipo de jogo?
De acordo com as estatísticas relativas a algumas das loterias mais populares do mundo, as chances de vencer um jackpot milionário são de 1 em mais de 290 milhões. Isto quer dizer que, em média, cada pessoa teria que jogar na loteria 290 milhões de vezes para vencer o primeiro prémio.
São números impressionantes que dão que pensar, principalmente se você gasta dinheiro jogando na loteria semanalmente.

Estas dez coisas incríveis são mais prováveis do que ganhar a loteria

Ganhar a loteria é incrivelmente difícil, e a enormidade da tarefa se explica melhor quando consideramos dez coisas que são (muito) mais prováveis do que ganhar um primeiro prémio na Mega Sena.
Para começar, existem várias maneiras estranhas de morrer que acontecem mais vezes do que um sorteio milionário de loteria. Cada pessoa tem 1 em 11 milhões de chances de morrer num acidente de avião e 1 em apenas 2 milhões de hipóteses de morrer caindo da cama. Além disso, é bem mais provável alguém morrer sendo atingido por um relâmpago do que alguém ganhar o primeiro prémio na loteria.
Outras coisas que são mais prováveis do que ganhar a loteria incluem namorar uma supermodelo (500 vezes mais provável), se tornar um santo (1 em 20 milhões de chances), se tornar num astronauta (1 em 12 milhões de hipóteses) e até ser pai ou mãe de quadrigémeos (1 em 15 milhões).
Inacreditavelmente, também é mais provável vencer um Óscar ou uma medalha de ouro Olímpica do vencer a loteria. Finalmente, um site norte-americano confirmou que é bem mais seguro apostar que Kim Kardashian se tornará na próxima presidente dos Estados Unidos do que apostar que você vai ganhar a loteria.
Mas sendo assim, vale a penar sequer jogar e tentar levar para casa o primeiro prémio?

Como melhorar suas chances de ganhar a loteria

Ao contrário de jogos de sorte e azar como o poker ou a roleta, ganhar a loteria não depende, de todo, da sua habilidade para jogar. Se por um lado você pode estudar e aprender como ganhar na roleta, o mesmo não se aplica a loterias como a Mega Sena.
Mas então, vale sequer a pena tentar sua sorte e apostar?
Embora suas chances de vitória sejam sempre difíceis, existem alguns truques que podem aumentar, marginalmente, suas chances.
Comece por largar todas as superstições no momento de escolher seus números. Quanto mais aleatórios e raros sejam os números que você escolher, menores serão suas chances de, em caso de vitória, ter de partilhar o prémio com outra pessoa.
É também importante evitar números que sejam extremamente populares, como o 7 ou o 11. Os números menores que 32 tendem a ser escolhidos muitas vezes por representarem aniversários e outras datas especiais.
Finalmente, procure apostar em loterias locais e não apenas nas grandes loterias nacionais. Os prêmios são bem menores, mas pelo menos você terá melhores hipóteses de ganhar.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui