(Foto: Daniel Castelano/SMCS)

Referência em cidade inteligente no Brasil, Curitiba não poderia deixar de ter entre suas atrações de Natal deste ano uma experiência sustentável e inovadora. Na noite de quarta-feira (24/11), o prefeito Rafael Greca inaugurou o Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Centro), que integra a programação gratuita do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

O Natal Fonte de Energia Ebanx tem como destaque as luzes de LED da árvore de Natal que são acesas com a energia limpa gerada pelas pedaladas dos participantes nas bicicletas fixadas na praça. A experiência precisa ser agendada no site da programação do Natal.

São seis sessões por dia de 30 minutos, de quarta a sábado, das 18h30 às 21h30.

“O Natal Fonte de Energia Ebanx está alinhado ao conceito de cidade inteligente adotado por Curitiba, que nos últimos anos vem usando a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana e criar soluções sustentáveis para melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossa população”, afirmou Greca.

O prefeito citou como exemplos de soluções sustentáveis já adotadas ou em processo de implantação pela cidade a instalação no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, de 439 painéis solares no telhado; a construção da futura Pirâmide Solar com painéis de energia solar fotovoltaicos no antigo aterro sanitário do Caximba; os projetos de colocação de usinas fotovoltaicas na Rodoviária de Curitiba e nos terminais de ônibus do Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão; e o novo Inter 2, que terá ônibus elétricos e pontos com paineis fotovoltaicos.

Greca destacou também que estimular o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte integra o Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba. “A meta é estabelecer uma estrutura cicloviária lógica em função dos deslocamentos e da disponibilidade da rede integrada de transporte (RIT) promovendo o máximo de conexões possíveis, buscando qualidade e segurança, incluindo estruturas de apoio ao ciclista”, disse ele.

Presente ao evento, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc),  Luiz Fernando Jamur, contou que o Plano de Estrutura Cicloviária da capital prevê até 2025 mais de 400 km de ciclovias, o dobro do existente hoje. “Apenas em 2021, estão sendo feitos cerca de 100km de obras de ciclomobilidade, entre  ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas”, revelou ele.

Bem-estar

Michelle Cerjat, coordenadora do time de comunidade do Ebanx, ressaltou que a atração da Santos Andrade mostra o comprometimento da fintech curitibana com a inovação e sustentabilidade. “Criamos esta ação com muito carinho, focando sempre em sustentabilidade e bem-estar, temas muito caros para nós”, afirmou.

Para a inauguração, o Ebanx convidou alguns atletas apoiados pela empresa para testar a atração. Estiveram presentes Ronan Cordeiro (paratriathlon), Luara Mandelli (surfe), Anuar Chiah (surfe), Gui Khury (skate), Peterson Crisanto (surfe) e Michaela Fregonese (surfe de ondas gigantes).

“Foi muito legal ver estes atletas pedalando para acender a luz da árvore de Natal. Eu mesma experimentei. Vale a pena vir”, disse a estudante Nina Pereira, 14 anos, uma das primeiras do público a pedalar após a participação dos atletas convidados.

Os divertidos personagens CupCakes e a Banda Lyra Curitibana também participaram da inauguração da atração.

Feirinha

O Natal Fonte de Energia Ebanx vai até 23 de dezembro e, além da atração sustentável com patrocínio do fintech curitibana, a Praça Santos Andrade está recebendo uma das Feiras Especiais de Natal do Centro. São nove barracas de artesãos de capital e região com opções de presentes e artigos para casa, além de comidas para consumo na hora.

A feira na Santos Andrade ocorre de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

Estiveram na inauguração da atração o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os vereadores Tânia Guerreiro, Alexandre Leprevost, Marcelo Fachinello, Nori Seto e Marcio Barros; os presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e da Cohab, José Lupion Neto; as secretárias municipais de Meio Ambiente, Marilza Dias, e da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o assessor de Articulações Políticas do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro de Souza; a assessora especial do Gabinete do Prefeito, Cibele Dias; e a integrante do time de comunidade do Ebanx, Juliana Hasse.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom, Loterias Caixa/Governo Federal e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui