A movimentação nas praias durante o feriado de Natal foi acompanhada de perto pela Polícia Militar. O efetivo atuante pelo Verão Consciente 2020/2021 atendeu 654 ocorrências das mais variadas naturezas e abordou mais de 3,3 mil pessoas e 1,3 mil veículos. As ações da PM resultaram em 71 Termos Circunstanciados lavrados, 66 pessoas encaminhadas, 11 mandados de prisão cumpridos e mais de um quilo de maconha, crack e cocaína apreendidos. O balanço compreende o período entre quinta-feira (24/12) e domingo (27).

Para atender as ocorrências no Litoral, a PM preparou um efetivo capacitado para prestar atendimento aos mais diversos tipos de situações, assim como orientar e fiscalizar o cumprimento do decreto estadual que versa sobre a restrição de circulação de pessoas, aglomerações, uso de máscara e funcionamento de estabelecimentos comerciais. O combate a criminalidade está sendo foco de ações específicas da PM.

O Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, explicou que com a proximidade do Ano Novo e o aumento de pessoas no Litoral, a PM vai intensificar ainda mais as ações. “Nós estamos agora atuando pelo Verão Consciente, aplicando um reforço para justamente orientar as pessoas. Percebemos que algumas pessoas evitaram o Litoral, mas é claro que no Natal temos um número menor de pessoas na Costa Leste e, na virada do ano, o fluxo geralmente aumenta, mas estamos preparados para orientar as pessoas e também fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias”, destacou.

Além do efetivo de reforço do Verão Consciente, as equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), reforçaram as ações ostensivas e agilizaram atendimentos à população.

No período analisado, os casos de furto reduziram (-39,4%), caindo de 38 para 23. Já os roubos tiveram o acréscimo de uma ocorrência com relação ao ano anterior (de quatro foi para cinco), e o registro de violência doméstica subiu de 29 para 31 ocorrências, um aumento de +6,9%, fruto de denúncias dos cidadãos. Neste Natal, houve 15 ocorrências de perturbação de sossego, com sete Termos Circunstanciados lavrados, sendo que no feriado anterior foram 14 casos e 11 Termos Circunstanciados.

Neste feriado de Natal, nos sete municípios litorâneos, houve apenas um furto de veículo. Os policiais militares atenderam 14 acidentes de trânsito urbano e lavraram 181 infrações. As ações policiais resultaram ainda no encaminhamento de nove condutores flagrados embriagados dentro dos municípios, os quais responderão pelos seus atos perante a justiça.

A atuação da PM também foi voltada ao combate do uso e tráfico de drogas. Desde abordagens nos Postos Rodoviários no acesso ao Litoral, até os calçadões da orla marítima, as abordagens e fiscalizações com equipes e cães de faro foi constante. Nesse quesito, 78 pessoas acabaram encaminhadas por uso de drogas, e oito acabaram presas por tráfico. Os trabalhos resultaram ainda na apreensão de 94 gramas de cocaína, 39 gramas de crack, 12 comprimidos de ecstasy, quatro pontos de LSD, pouco mais de um quilo de maconha e 35 mudas de maconha.

As abordagens policiais também foram importantes para a localização de armas de fogo, instrumentos pelos quais vários outros crimes são cometidos, de roubos a homicídios. Os policiais militares retiraram de circulação três armas e munições. Os responsáveis acabaram presos e ficam à disposição da Polícia Judiciária.

PREVENÇÃO – Nas praias, a PM continua com a tradicional entrega de pulseirinhas de identificação, e neste Natal foram distribuídas 1.506 unidades, quase a metade do que foi entregue aos veranistas no mesmo período do ano passado, que foi de 3.133. “Com este ato ajudamos os pais ou responsáveis a localizar suas crianças caso se percam”, explicou o coronel Hudson.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui